Uma homenagem às doulas!

Entre os dias 22 e 28 de março, foi comemorada a SEMANA MUNDIAL DA DOULA.

E como eu admiro imensamente a atuação delas, eu não poderia deixar passar em branco esta oportunidade de homenageá-las! Há apenas pouco mais de dois anos conheci esta profissão através da fotografia. Fui registrar um curso de capacitação de doulas e em retorno, acabei fazendo parte da turma e adivinha só? Consegui descobrir não só o que é uma doula, mas vários medos e temores que tinha com relação à maternidade, gestação e parto. Tive informações de pós parto que eu nunca havia escutado na vida. Assuntos que teoricamente deveriam ser discutidos abertamente entre mulheres, principalmente da nossa família (digam-se de passagem mães, avós e tias que já passaram por este processo da maternidade), e que não faziam parte do meu cotidiano. Quando se tratava de gravidez, o assunto era sempre: “Fulana casou grávida!” ou então “Fulana engravidou e enganou o marido!” e outras coisas do tipo que não denotam nenhum tipo de sororidade ou empatia pelas próprias mulheres.
E o que a doula tem a ver com isso tudo?! É uma profissional, a serviço da mulher no período de gestação, parto e pós parto, que tem um posicionamento completamente diferente à tudo que eu já havia presenciado quando se falava de maternidade. Ela pode ser um ponto de apoio para obter informações de qualidade e com boa procedência. Ela nos trás boas práticas da obstetrícia, baseada em evidências científicas, para que possamos argumentar com nossa equipe técnica de enfermagem obstétrica ou médicos obstétricos. Ela nos orienta e pode nos ajudar a elaborar nosso plano de parto (que até então eu nem sabia que existia e que era um direito legalizado da mulher). Ela respeita nossas escolhas e nos dá suporte num dos momentos mais vulneráveis da nossa vida: o nascimento de nossos filhos!
E hoje, após realizar dois cursos de doulas, de realizar e registrar várias oficinas de preparação para o parto, de conviver com várias delas e de acompanhar grupos de apoio ao parto normal, sei que a DOULA é simplesmente FUNDAMENTAL para o momento do parto (assim como uma equipe técnica preparada e alinhada com as suas escolhas).

Segundo o site da World Doula Week, a presença da DOULA durante o trabalho de parto tem vários benefícios para a mulher parturiente:

  • Pode reduzir a incidência de cirurgias cesarianas
  • Pode auxiliar na redução do tempo do trabalho de parto
  • Reduz os pedidos de anestesia
  • Incentiva e aumenta as taxas de aleitamento materno (iniciação e manutenção)
  • Pode reduzir a incidência de complicações psicológicas pós parto
  • Aumenta a confiança da mãe ou do casal para os cuidados com o recém-nascido

Você pode ter mais informações acerca das doulas no site Real Maternidade. E conhecer mais sobre o que uma doula faz e o que uma doula não faz, deste infográfico do site Manhêê!

E como escolher uma doula?!

Eu posso te ajudar! Os critérios que recomendo para a escolha de uma doula são:

  • Encontre a doula pré-escolhida e converse, veja se rola empatia entre vocês, afinal, vocês estarão juntas em um momento muito íntimo e é necessário gerar empatia a confiança!
  • Indicação e reputação: peça depoimentos de outras mulheres que a contrataram e tire suas dúvidas!
  • Confirme se a doula atua no pré parto, parto e pós parto! Veja qual a sua necessidade e contrate de acordo com a sua realidade!
  • Veja se a sua doula possui profissional backup e a conheça também! A empatia também se aplica para a backup!
  • Não escolha sua doula pelo preço! Existem profissionais para todos os bolsos e elas normalmente vivem disso! Os valores estipulados estão adequados à realidade dela e você pode conseguir negociar descontos à vista, parcelamentos até a data do parto ou permutas, dependendo do contrato!

Já acompanhei trabalhos de parto com várias doulas e recomendo praticamente todas que conheço o trabalho. No site Doulas do Brasil você pode pesquisar as profissionais por região e escolher alguma. As que já trabalhei e recomendo, de Belo Horizonte e região metropolitana, eu vou listar aqui para vocês!!!
MG Doulas :: Daphne Paiva,Vanessa Aveline, Chênia Valéria
Equipe Lírio :: Jéssica Matias, Larissa Caires
Equipe Taperá :: Helena Villas Bôas, Clara Bretas
Autônomas :: Lena Bezerra, Clicie Lourenço

Confira alguns registros que fiz da atuação das doulas!

Obs.: Cabe lembrar ainda que quem faz o parto é a mulher e é de sua livre escolha as pessoas que estarão com ela neste momento.
Para entender mais sobre o que é um plano de parto, CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso ajudar?