Eu os conheci em uma oficina de gestantes para preparação para o parto, com foco no parto natural humanizado. Atendi à um convite da psicóloga e doula Chênia para participar do encontro e fui, enquanto gestante, e não como fotógrafa. Eles estavam lá, se preparando para a chegada de um bebê, assim como eu. As datas prováveis para o parto (DPPs) eram muito próximas, apenas três semanas de diferença. Sabendo que todas as gestantes ali poderiam receber seus bebês no mesmo período que eu, a última coisa que passou pela minha cabeça foi fechar um contrato. Eu estava ali, gestando, sentindo, planejando. Assim como eles. Para minha surpresa, alguns dias depois da oficina, eu recebi um contato da Lara 😀
Conversamos sobre a GRANDE possibilidade de uma fotógrafa backup atender o parto dela, em função da proximidade das DPPs. Apresentei duas opções e ela gostou bastante. Quando ela chegou nas 40 semanas, eu estava com 37 e super tranquila. Eu não estava ansiosa pela chegada do meu bebê, estava curtindo os últimos momentos da barriga. E como parto é uma caixinha de surpresas, não teria como saber se ela estava mais próxima do nascimento do Bento do que eu do meu Davi. Eu estava confiante de que iria registrar o nascimento, mas fiquei um pouco insegura quando ela chegou às 41 semanas. Eu não queria incomodá-la nem deixá-la ansiosa neste período, apenas aguardei o contato e coloquei a minha confiança e a minha fé de que havia planejado plano B e plano C caso eu não pudesse comparecer (e seria por um ótimo motivo!). E coincidência ou não, a enfermeira obstetra que a acompanharia seria a mesma que estava na equipe do meu parto. Estávamos em casa, quase como uma família!
Quando ela fez 41 semanas e alguns dias, era um domingo, 1º de abril. Eu, já com 38 semanas. Acordei com uma vontade imensa de fazer nada. Descansei, dormi muito durante o dia inteiro. Muita gente me ligando perguntando sobre o nascimento do meu bebê e fazendo as piadinhas de sempre quando a gente está no final da gestação. Levei tudo na brincadeira, estava muito tranquila e com uma serenidade até de certa forma estranha. No final do dia, às 18h38, recebo uma mensagem do marido, perguntando como eu estava, se o meu bebê estava bem e informando que ela estava em trabalho de parto e que quando estivessem saindo para a maternidade, que me avisariam! Não tem como não morrer de amores por eles! Todo o cuidado que tenho com minhas clientes, eles também estavam tendo comigo! E o plano deu certo.
Eu estava super descansada, com a mochila pronta e nem sinal do meu bebê querer nascer. Aliás, eu achei que chegaria tranquila nas 40 semanas (Olha o spoiler hahaha!). Às 21h16 me chamaram para ir direto para a maternidade. Cheguei lá em pouco mais de 20 minutos, passamos a madrugada juntos e eu estava no maior pique. Foi um dos registros mais desafiadores que já fiz até hoje: eu estava gestante à termo, pegando todos os ângulos que encontrava oportunidade e com apenas a luz do foco da suíte de parto para iluminar a cena, à pedido da Lara. Às vezes, eu tinha uma luz indireta do banheiro, mas ela quis tudo mais escurinho. Bento nasceu no dia seguinte, saudável, de parto natural, na banqueta. O resultado, vocês podem verificar nas fotografias do parto e na filmagem realizada durante todo o período.
Ao Bento, que seja muito bem vindo à este mundão! Ao casal, Lara e Thales, obrigada pela confiança! Amei acompanhá-los desde a gestação e espero que nossos filhotes possam brincar juntos, afinal, eles tem apenas três dias de diferença! <3
Parto Natural Hospitalar – ~12 horas de trabalho de parto
Local: Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte/MG)
Assistência: Síntia Nascimento e Camila
Fotografia e Filmagem: Monique Olive Photography
Quer conhecer mais o meu trabalho com fotografia de família e ver mais momentos lindos como estes? Veja outros posts no blog!