



















SÉRIE PREMIADA – Esta série ganhou o Primeiro lugar na categoria Série Docuficção durante o julgamento ao vivo do PrêmioDocF, edição 2022. O concurso visa promover a fotografia documental de família em nível nacional e é o primeiro prêmio com julgamento ao vivo do Brasil.
O júri da categoria Série Docuficção foi composto pelas fotógrafas incríveis e super conceituadas Luana Fischer (@luafischer) e Márcia Charnizon (@marciacharnizonoficial).
• CONFLITO •
Que o maternar é um grande desafio, todo mundo já sabe. O que é pouco reconhecido socialmente são as crises que a maternidade traz para cada mulher. Nesta série procuro retratar o conflito na qual a mulher, em puerpério, pode sentir, ao chegar o momento de cada menstruação. Um misto de alívio por não estar grávida e culpa por às vezes achar que não deveria se sentir bem em não estar grávida, tendo filho(s) pequenos. Às vezes uma vontade imensa de ter mais filhos batendo de frente com a vontade de não viver novamente um puerpério duro, solitário, onde ela não se reconhece mais. Um ciclo infindável de preocupação em garantir não estar grávida novamente, vivenciando ondas hormonais imprevisíveis e ainda tendo que lidar com as demandas das crias, algumas exclusivas da mulher, como a amamentação até que o bebê tenha seis meses de idade. Fases de exaustão física e emocional. Uma realidade que pode se tornar uma prisão mental, piorando o quadro emocional da puérpera para condições clínicas que demandem suporte profissional. O puerpério é um momento onde a saúde mental da mulher deveria ser a prioridade, e é muito negligenciado por todos que a cercam.