A fotografia e as conexões com as histórias

Alguns insights sobre a fotografia de família…
A fotografia de família me permitiu mergulhar no universo de diversas famílias. E ao mesmo tempo, me permitiu refletir sobre os meus relacionamentos com a minha própria família. Quanto mais famílias eu clicava, mais eu as entendia, mais conexão eu criava com as suas histórias e mais eu entendia as minhas. As histórias que eu já registrei foram fundamentais para o meu amadurecimento enquanto pessoa. E isso é lindo da fotografia, quando conseguimos enxergar as conexões nos cliques, nas histórias, quando você se desenvolve profissionalmente e se torna uma pessoa melhor.
Um bom fotógrafo de família consegue registrar a essência dos relacionamentos familiares, a dedicação das mães, o suporte dos pais, a alegria e descontração dos filhos, o cuidado dos avós, e a interação dos pets. E não só isso, valoriza momentos íntimos e muitas vezes considerados “embaraçosos”!
Semana passada recebi notícias do Golden Lens, um prêmio para fotógrafos e videomakers de casamento e famílias, e vi que existem vários fotógrafos brasileiros inspirando pessoas ao redor do mundo! Fotografias lindas e profundas, com grandes significados. Você pode conferir os ganhadores AQUI.
É claro que é só um prêmio, mas as inspirações dos grandes fotógrafos começam assim: pegando referências de outros grandes fotógrafos. O Golden Lens mostrou fotografias realmente íntimas de várias famílias, que vão de momentos desde a gestação, parto e nascimentos, batizados, reuniões familiares, pique-niques, registros documentais rotineiros, maternidade, e por aí vai. Muitos exemplos de criatividade fotográfica, ideias de cenários, de composição, combinação de cores. A fotografia de família é um campo muito amplo, com diversas oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional. Se você quer ser um fotógrafo de família, seja também um apaixonado por famílias. Entenda um pouco sobre contar suas histórias. Faça conexões. Entenda a sua própria família e a sua própria história. E pratique sempre! A prática te levará à perfeição.
Você pode conferir alguns registros de fotografia de família no meu portfólio.
Ou até se emocionar histórias emocionantes de maternidade, na Série Relatos de Parto.
Te encontro na próxima postagem! Um grande abraço, Monique.
Assine minha newsletter para receber no seu e-mail as notificações de novos textos no blog! Ou me acompanhe nas redes sociais!
Instagram: @moclara ou Facebook /moniqueolivephotography.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso ajudar?