Fotografia de Parto Normal Humanizado | Fórceps

Esta é a minha experiência com uma família que buscou um parto normal humanizado. Eu os conheci na hora do trabalho de parto. E mesmo assim, me conectei com esta história linda. Dentro da fotografia de parto, tenho alguns contatos necessários para parcerias sustentáveis. A fotografia demanda muito a nossa presença física e imprevistos acontecem. Desta vez eu estava ali como fotógrafa backup para uma amiga.

Primeiramente, preciso destacar que, através do meu estilo de fotografia, eu preciso me envolver pra ter um resultado que eu considero aceitável!

Deixa eu contar a história deles! A fotógrafa me ligou e eu tinha disponibilidade para ir. Deixei meu filhote na vovó e fui pro Sofia, bem cedinho. A Cá é enfermeira e tinha entrado em trabalho de parto, após um descolamento de membranas no dia anterior (com 39 semanas e 4 dias), foi avaliada em casa e já estava com a dilatação bem avançada, de 7 para 8cm. Cheguei no hospital bem cedo e me deparei com a Equipe Lírio de Doulas e a EO Thaisman, super profissionais, eu estava em casa! Adorei encontrá-las! Sem contar a imensa sensação de alegria que é estar no Sofia <3!

A Cá passou por todas as possibilidades de um parto natural e métodos não farmacológicos de alívio de dor: banheira, chuveiro, massagem, rebozo, aromaterapia, posições diversas, arco, banqueta… Apesar de todas as tentativas, a baby Maria Clara estava em posição Ocippito-Sacral, o famoso OS, e bebês assim, demoram mais a nascer mesmo, comparados aos bebês na posição cefálica.

Quando intervenções são necessárias…

Considerando todo o quadro, de dor, cansaço e exaustão, ela pediu analgesia. Por direito dela, foi plenamente atendida juntamente com uma dose de ocitocina sintética. Muita gente ainda fala que não vai para o hospital Sofia Feldman porque, sendo 100% SUS, que eles “não dão anestesia”. O que é um mito, uma crença de quem não conhece o ótimo trabalho de assistência que a instituição faz respeitando a mulher em seu processo.

Ela descansou, conseguiu comer e tomou um novo fôlego para continuar o trabalho de parto. Mesmo assim, o trabalho de parto começou a não progredir mais. Além da posição da bebê, ela ainda estava com edema de colo, foi avaliada novamente e teve também desaceleração dos batimentos cardíacos fetais. Quando passou o efeito da anestesia, as contrações voltaram mais doloridas. O obstetra de plantão, sempre muito respeitoso, ainda ressaltou para ela que não havia nenhuma indicação para uma cirurgia cesariana. Apesar disto, o TP estava avançado e a bebê precisava nascer. Sugeriu o fórceps, muito bem indicado.

O nascimento!

Antes de mais nada, em situações em que o parto é demorado, exaustivo e a mulher ainda está com dor, existem momentos em que ela pode desejar uma cirurgia cesariana. Mas na verdade ela quer acabar com tudo aquilo mais rápido. Acima de tudo, quando existe uma assistência focada para o protagonismo da mulher, e o parto não sai exatamente como planejado, mesmo que tenham intervenções necessárias, a mulher sai com uma experiência positiva de parto.

E ainda que tivesse passado pela “hora da covardia”, pedindo uma cirurgia cesariana, a equipe sugeriu o fórceps, como intervenção super bem indicada. Ela não precisou passar por uma cirurgia desnecessária. A Cá sabia disso e aceitou, indo para o bloco cirúrgico. E em poucos instantes, Maria Clara nasceu, foi direto para o colo da mamãe e teve sua hora de ouro!

(Maria Clara nasceu) com 50 cm e 3240 KG, Apgar 9/10, através de um parto normal com fórceps, muito bem indicado, veio direto pro meu colo, sem nenhuma intervenção desnecessária, não foi manipulada, nem furada, foi avaliada primeiro no meu colo. Todas as linhas do meu plano de parto foram respeitadas, intervenções foram realizadas somente quando necessário. Eu tive um parto humanizado, mesmo com plano de saúde optei pelo Hospital Sofia Feldman (SUS) e não me arrependo, e tenho certeza se tivesse ido para o plantão do sistema privado teria caido em uma cesárea!!

Relato da mamãe Camila, enfermeira

Um parto inspirador, uma história linda e mais uma bebê recebida com muito amor e carinho! Vou deixar um pouco aqui para vocês das fotos e do slideshow da história completa! O registro ficou simplesmente MARAVILHOSO!

Deixo aqui também com vocês um depoimento super fofo dela, com relação ao meu trabalho! Sinto uma gratidão imensa de poder ter participado desta história.

Informações sobre o parto:

Quer saber mais sobre meu trabalho de registro de partos? Acesse AQUI! Ou entre em contato comigo através do formulário de CONTATO!

Como posso ajudar?